Estilos de Bonsai

Ao longo dos anos, muitos estilos para classificar árvores de Bonsai têm avançado, refletindo circunstâncias muito semelhantes às encontradas na natureza. Estes estilos são abertos à interpretação e criatividade pessoal, o que significa que as árvores não precisam necessariamente obedecer a nenhuma forma. Ainda assim, os estilos são importantes para obter uma compreensão básica das formas e devem servir como orientação para treinar com sucesso as árvores em miniatura.

Estilos de Bonsai

Os estilos de bonsai podem ser encontrados de vários tamanhos, sendo que a maioria fica entre 5cm e 80cm. Os bonsais medindo até aproximadamente 25cm podem ser chamados shohin. Costuma-se chamar os bonsais menores que 12cm de mame. Podemos encontrar, na natureza, árvores que crescem em formas bastante variadas. Essas formas são imitadas através de “treinamento” (amarração e poda).

Na natureza árvores assumem várias formas e se moldam as dificuldades climáticas e geológicas para poderem sobreviver. Os estilos de bonsai reproduzem estas características impostas pela natureza, e o bonsaísta deve tentar recriar em sua árvore todos esses fatores. Veja a seguir os fatores que levam as árvores a se modificar e adaptar, e fotografias das árvores em seu ambiente natural:

Ventos

Na natureza árvores com todos os seus galhos voltados em uma única direção, não oferecendo resistência aos fortes ventos. Os fortes ventos fazem com que as árvores tenham que realinhar seus galhos para poder aereodinamizar e favorecer a conservação de umidade em suas folhas.

Neve

Os galhos voltados para baixo é diferente da forma que os pinheiros assumem plantados em países de clima mais tropical e teA cada inverno a temperatura e o peso da neve faz com que os galhos das árvores não retornem à sua posição original.

Solo

O solo pobre de nutrientes, possuindo excesso de salinidade ou com caracteríticas de alta porosidade, limita o crescimento das raízes e faz com que as árvores cresçam de forma muito lenta.

Altitude

Quanto maior for a altitude do local de crescimento de uma árvore, menor será o seu porte. Isto ocorre devido ao ar rarefeito e à saturação de raios ultravioleta.

Chuva

A falta de umidade reduz o tamanho das árvores e faz com que os troncos se retorçam com mais facilidade. Existem árvores nos EUA, especialmente na Califórnia com centenas de anos de idade mas com poucos centímetros de altura.

Acidentes Geográficos

Uma semente pode ser levada para uma fenda nas rochas de uma montanha pelo vento, pelas chuvas ou por fezes de pássaros ou outros animais pequenos. A árvore se adaptará e crescerá emitindo raízes para poder se susentar e se segurar nas rochas.

Sol

As altas temperaturas e o sol acima de 40ºC, diminuem o tamanho das folhas. Quanto mais nescessidade de captação de luz do sol, maior se torna a folhagem das árvores e plantas.

Classificação do Bonsai quanto ao tamanho

  • Mame, mede até 12cm;
  • Shohin, mede até 25cm;
  • Chuin, mede até 45cm;
  • Chumono, mede até 90cm;
  • Omono, mede até 130cm;
  • Hachi-uye, mede acima de 130cm (geralmente plantados em jardins, não sendo considerados bonsai).

Veja abaixo os 24 estilos de bonsai

  1. Bankan. Bonsai estilo espiral
  2. Bunjingi. Bonsai estilo literati
  3. Chokkan. Bonsai estilo ereto formal
  4. Fukinagashi. Bonsai estilo varrido pelo vento
  5. Han Kengai. Bonsai estilo semi cascata
  6. Hokidashi. Bonsai estilo vassoura
  7. Ikadabuki. Bonsai estilo jangada reta
  8. Ishitsuki. Bonsai estilo árvore sobre rocha
  9. Kabudashi. Bonsai estilo troncos interligados
  10. Kengai. Bonsai estilo cascata
  11. Moyogi. Bonsai estilo ereto informal
  12. Neagari. Bonsai estilo raízes expostas
  13. Nejikan. Bonsai estilo dragão
  14. Netsunagari. Bonsai estilo jangada sinuosa
  15. Penjing. Bonsai estilo paisagem em miniatura
  16. Sabamiki. Bonsai estilo madeira morta
  17. Sekijoju. Bonsai estilo raíz sobre pedra
  18. Shakkan. Bonsai estilo inclinado
  19. Sharimiki. Bonsai estilo madeira morta
  20. Soju. Bonsai estilo mãe e filho
  21. Sokan. Bonsai estilo tronco duplo
  22. Takosukuri. Bonsai estilo tentáculos
  23. Tosho. Bonsai estilo tronco triplo
  24. Yose Ue. Bonsai estilo floresta

Encontrou algum erro de ortografia ou gramática? Selecione-o com o mouse e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar. Obrigado!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0

Your Cart