Chokkan. Bonsai estilo formal

Chokkan é um dos estilos de bonsai mais elegantes e suas proporções seguem normas e regras de angulação bem rígidas. O material para sua criação deve possuir raízes bem distribuídas, afunilamento do tronco e galhos inferiores bem localizados em espiral em direção ao ápice da árvore.

O estilo ereto formal é uma forma muito comum de Bonsai. Este estilo frequentemente ocorre na natureza, especialmente quando a árvore é exposta a grande quantidade de luz e não enfrenta o problema de árvores concorrentes. Para este estilo, o afilamento do tronco de crescimento ereto deve ser claramente visível. O tronco deve, portanto, ser mais grosso na parte inferior e deve ficar cada vez mais fino com a altura. A cerca de 1/4 do comprimento total do tronco, a ramificação deve começar. O topo da árvore deve ser formado por um único ramo; o tronco não deve alcançar toda a altura da árvore.

Características do Bonsai estilo Chokkan

  • Tronco bem definido que vai se afunilando até o topo da árvore.
  • Folhagem e copas bem trianguladas e com boa massa visual.
  • Casca rugosa, com rachaduras de tempo.
  • Os galhos devem ser maiores na base do tronco e irem diminuindo em movimento espiral até o ápice da árvore.
  • Os galhos podem ser horizontais ou dirigidos para baixo.
  • O primeiro galho deve ter a distância de um terço da altura em relação à base do tronco.
  • O sexto galho pode estar posicionado frontalmente no tronco.
  • Os primeiros galhos partindo da base devem ser mais pesados e robustos.
  • O ápice da árvore deve ser bem definido.
  • As raízes (nebari) devem ser bem destacadas e dar força visual à base da árvore, dando a sensação de uma ancoragem perfeita.

Encontrou algum erro de ortografia ou gramática? Selecione-o com o mouse e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar. Obrigado!


4 Comentários para: Chokkan. Bonsai estilo formal

  1. Diogo disse:

    Olá, como vocês disseram os galhos devem estar em movimento espiral. Gostaria de saber qual a altura entre o galho da esquerda e seu galho oposto? Por exemplo, a altura do galho da esquerda com o da direita. O da direita com o galho de trás e assim por diante.

    • Não há uma altura padrão Diogo, observe a regra, mas não seja tão ortodoxo enquanto a seguí-las, entende? No entanto, recomendamos que siga com a regra da proporcionalidade e simetria quanto ao espaçamento e altura entre os galhos, de forma que resulte em uma composição simétrica e agradável de se ver. Obrigado por seu comentário.

  2. Moshe disse:

    Olá! Parabéns pelo trabalho e pelo conteúdo do site.

    Sobre os estilos, seria muito enriquecedor se houvessem fotos ou gravuras identificando os mesmos.

    Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0

Your Cart