Bougainvillea

Nome Popular: Buganvílias
Espécie: Bougainvillea spectabilis
Sub-espécies:
Família: Nyctaginaceae
Origem: América do Sul
Altura (em ambiente natural): 18m

De origem nos países da américa do sul (principalmente do Brasil), a bougainvillea é uma espécie rústica, de fácil cultivo e que exige poucos cuidados. Seu nome foi dado em homenagem ao francês Louis Antoine Bougainville, que a descobriu por volta de 1790 e a levou para a Europa, onde se tornou famosa e de onde se difundiu para o resto do mundo.

Bougainvillea Bonsai

A variada gama de possibilidades de uso faz dela uma das plantas mais procuradas para projetos paisagísticos e para o cultivo do bonsai.

A espécie possui uma madeira macia, muito boa de trabalhar com retificadeiras, lixas e grosas. Mas o trabalho com madeira morta tem um inconveniente, mesmo quando passamos Insulfur de enxofre, para dar acabamento, defender a madeira de doenças e insetos, ela apodrece com excesso de umidade.  O ideal é que a planta fique em área coberta, mas com boa insolação, assim a parte de madeira morta fica protegida da chuva.

Apesar de ser considerada um arbusto, que pode ser plantado em jardineiras, vasos ou em canteiros próximos a muros e paredes, a Bougainvillea é extremamente versátil, podendo ser conduzida como trepadeira, cobrindo pérgolas, varandas, arcos e até mesmo telhados.

Floração

Floresce principalmente na primavera e no verão.

Reprodução

Multiplicam-se por alporquia, mergulhão ou por estacas de galhos lenhosos.  Para ajudar no enraizamento eu mergulho as estacas em superdrive, ou no enraizador da biovert.

Cultivo

Deve ser cultivada preferencialmente sob sol pleno e em terrenos bem drenados. As regas quando plantada no solo, podem ser feitas de 15 em 15 dias. A frequência só deve ser aumentada nos primeiros meses após o plantio e em épocas quentes e secas. Quando usada para o cultivo do bonsai, deve ser regada sempre que o solo estiver seco. É uma espécie que permite fazer vários estilos diferentes, principalmente o de madeira morta.

Plantio no chão

A cova de plantio deve ser preparada com terra vegetal, composto orgânico e com a adição de adubo químico granulado NPK na formulação 10-10-10 + micronutrientes, colocando-se no fundo da cova um pouco de areia para facilitar a drenagem.

Poda e adubação

No chão: A poda dos ramos não deve ser feita com a planta florida, o ideal é aguardar a época vegetativa para dar a forma desejada ao arbusto. Recomenda-se fazer uma poda de limpeza periodicamente, removendo galhos secos e doentes, para favorecer o bom desenvolvimento da planta e estimular sua floração constante. Após a poda é aconselhável realizar uma boa adubação, usando adubos orgânicos ricos em Fósforo (P) (húmus, esterco bem curtido, torta de mamona ou farinha de ossos) ou adubos químicos. A recomendação é aplicar uma formulação NPK 04.14.08 ou aproximada, acrescida de micronutrientes.

No vaso: A poda nesta espécie é constante, pois seu crescimento é bem vigoroso, e quanto mais a copa fica densa e bem ramificada, mais bonita é a sua floração.

Substrato: deve-se usar nas bougainvilleas uma mistura de 50% caco de tijolo pu pedrisco 20% Condicionador de solo 30% terra negra pura.

Plantio em jardineiras: 
É possível cultivar a Bougainvillea em vasos e jardineiras, desde que sejam observados alguns cuidados: Preparar o solo para o plantio com uma parte de terra vegetal, uma parte de composto orgânico e duas partes de areia, para facilitar a oxigenação, impedindo a compactação do substrato.

Colocar o vaso em local ensolarado. Para florescer, a Bougainvillea precisa de pelo menos quatro horas diárias de sol.
- Regar pela manhã ou à tarde, quando os raios solares estão menos intensos.
- Fazer adubações periódicas, a cada 15 dias aproximadamente, usando adubos ricos em Fósforo (P).

Curiosidade

As belas e coloridas “flores” da Bougainvillea não são exatamente flores, são brácteas (folhas modificadas) que envolvem as pequenas e verdadeiras flores amareladas. O conjunto resulta numa aparência exótica, encontrada em uma infinidade de cores como branco, rosa, vermelho, roxo, laranja e muitas outras.

Imagem: Bougainvillea, Robert Yarbrough

Encontrou algum erro de ortografia ou gramática? Selecione-o com o mouse e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar. Obrigado!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0

Your Cart