Guia do Bonsai

Bem vindo ao Guia do Bonsai: Um Guia de Referências para o Bonsaísta. Aqui você encontrará um guia completo de referências sobre bonsaístas, viveiros, ceramistas, lojas, ferramenteiros e tudo o que estiver relacionado ao universo do bonsai.

Guia do Bonsai: Um Guia de Referências para o Bonsaísta

Guia de Referências do Bonsai "O Bonsaísta​"

A medida que forem surgindo novas informações, o Guia de Referências do Bonsaísta será atualizado constantemente. Você pode nos ajudar sugerindo alguma adição para o guia. Acesse nosso formulário de contato ou faça sua sugestão nos comentários abaixo, no final do guia.

Última atualização realizada em: 28/11/2015

1. Bonsaístas

Osamu Hidaka (in memoriam)
Considerado o mestre mais influente da Arte do Bonsai no Brasil. Especialista em flores, frutas, bonsai e orquídeas, Osamu Hidaka nasceu na província de Miyazaki, no sul do Japão e residiu no Brasil desde o inicio dos anos 60. Criou em 1968 um viveiro de bonsai, especializando-se no cultivo do pinheiro-negro.

Ricardo Paiva
De Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Ricardo Paiva é apaixonado por plantas, natureza, animais e bonsai. Na década de 80 recebeu um bonsai “jacaré” como pagamento por um trabalho, “na época custou uma grana pois bonsai era coisa rara no Brasil”. Desde então, segue fasciado pela arte do Bonsai.

Tomio Tomita
Mário A G Leal
Rock Júnior
Salvatore Liporace
Walter Pall
Carlos Tramujas
Mac Donald Fernandes
Cristiano Cypriano Garcia
Carlos Rogerio Melo
Jaime Ricardo Pohren
Luiz Yassuo Nakamura
Cezar Augusto Basso
Ayumu Fukano
Sergio Luciani
Harry Harrington
Kunio Kobayashi
Reiner Goebel
Tony Tickle
Edson Cordeiro

2. Ceramistas

Shugo Izumi
Natural do Japão, Shugo Izumi veio para o Brasil no ano de 1975 em busca de novas oportunidades. Chegando aqui, conheceu a arte da cerâmica na cidade de Cunha com o famoso ceramista Toshiyuki Ukezeki. No ano seguinte, estabeleceu sua oficina na cidade de Atibaia, interior de São Paulo, desde então, vem desenvolvendo sua técnica.

Seu trabalho pode ser apreciado em exposições como a Art & Craft, da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e em restaurantes como o Jun Sakamono, Nagayam entre outros. Izumi produz vasos para bonsai, pratos, tigelas, recipientes para saquê, descansos para hashi, copinhos para chá e peças decorativas. As peças são moldadas à mão no torno e queimadas em forno a 1300° C. Algumas são pintadas à mão pela esposa de Shugo, Hanako.

Sergio Onodera
Na procura por vasos que pudessem expressar o Bonsai como uma arte completa e harmoniosa Sergio Onodera passou a estudar e desenvolver a arte da cerâmica sob a supervisão de Paulo Meireles, proprietário do Atelier Alquimia da Terra e renomado ceramista brasileiro, tendo também como inspiração e pesquisa a obra de Shugo Izumi um dos maiores mestres da cerâmica oriental no Brasil. A relação com os mentores e o aprofundamento na arte resultou na criação da cerâmica “Onodera”. Onodera Bonsai Pots

Sami Khozam
Ricardo Mendes
Yukizyou Nakano
Ricardo Mendes
Vera Flesch
Bonsai House
Elio Luis Secchi
Rafael Izumi
Jorge Ribas
Marcelo Conegliam
Fábio Lima
Cristian Pires

3. Lojas Bonsai

Nipon Bonsai
Com mais de 14 anos no mercado, a Nipon Bonsai é uma das maiores empresas de bonsai no Brasil. Eles ministram cursos, fazem manutenção, vendem mudas, bonsai, pré-bonsai e acessórios importados do Japão. Também trabalham com hotel e hospital para Bonsai na própria loja, sendo um diferencial para quem quer um tempo para viajar, tirar uma folguinha, etc e também para ajudar com os bonsais em sua estética e saúde.

Ideal Bonsai
A Ideal Bonsai é um departamento especial de bonsai da Floricultura Ideal, tradicional comércio de flores fundada em 1980, tendo em sua trajetória de sucesso o reconhecimento através de diversos prêmios de lembrança de marca e qualidade, tornado-se uma referência em Floricultura em Novo Hamburgo e região. Em meados dos anos 90, surgiram os primeiros Bonsai comercializados pela Ideal, e a partir dos anos 2000, com o entusiasmo de Jaime Pohren, surge a Ideal Bonsai, especializada no comércio de Bonsai e assessoria de cuidados, disponibilizando cursos e fomentando o cultivo de bonsai na região da Grande Porto Alegre e Vale dos Sinos.

Casa do Bonsai
Semeando e cultivando as belezas naturais do mundo. Cada semente é uma promessa de vida, cores e renovação. Por isso, elas precisam ser cultivadas com todo o cuidado e atenção. Com mais de 10 anos de atuação, a Casa do Bonsai tem uma equipe especializada em cultivo de plantas, confecção de bonsai, execução e planejamento de projetos paisagísticos.

O Bonsai
O Bonsai nasceu em 2007 e desde então vem atuando na comercialização e divulgação da arte bonsai no Brasil. Dentre o que a loja dispõe está um grande acervo de plantas, compreendidas entre mudas, pré-bonsai e bonsai de varias espécies nativas e exóticas. Além disso, diversos itens nacionais e importados como vasos, ferramentas, acessórios, literatura e todos os insumos necessários, tanto para a manutenção, quanto para a prática da arte.

Bonsai Sorocaba
Bonsai Center Romagnole
Bonsai Borússia
Bonsai House
Bonsai Morro Velho
Bonsai Kai
Onodera Bonsai Pots
Mizuno Bonsai

4. Educação Bonsaísta

ABC do Bonsai
Escola Terra Bonsai Rock Jr.
Bonsai Sorocaba
Bonsai Empire
Escola Confraria Floripa Bonsai
Escuela de Bonsai Online
Bonsai Kai
Bonsai Live

5. Viveiros Bonsai

Bonsai do Campo
Bonsai do Campo é a maior empresa produtora de pré-bonsai e bonsai do Brasil, dirigida pelo bonsaísta Carlos Tramujas. O projeto Bonsai do Campo começou em abril de 2006, com uma parceria entre Carlos Tramujas e o viveiro de plantas ornamentais Belvedere, considerado naquele momento, um dos maiores do Brasil em extensão de área cultivada e com mais de 35 anos de tradição.

O nome Bonsai do Campo surgiu em virtude da sede da Belvedere Plantas estar localizada na zona rural de Porto Amazonas, uma pequena cidade distante 80 km de Curitiba. Porto Amazonas é conhecida como Terra da Maçã, pois é o segundo produtor da fruta no estado do Paraná. A convivência diária com grandes áreas de plantações, pomares, matas nativas e a exuberância do Rio Iguaçu, gerou o conceito do bonsai vindo diretamente da sua origem, ou seja, o “Bonsai do Campo”.

A ideia inicial, que começou apenas com uma consultoria no sentido de aprimorar o sistema de produção de plantas para pré-bonsai e bonsai, prosperou, e os resultados superaram as expectativas. O Engenheiro Agrônomo Edson Bruno Anderman, filho de um dos sócios, e também responsável pelo setor de bonsai já existente na Belvedere Plantas, foi o responsável pelo sucesso dessa parceria, pois sempre acreditou que o viveiro apresentava todas as características necessárias para se tornar um grande produtor de bonsai.

Chácara Tropical
Viveiro Terra Bonsai

6. Hospedagens para Bonsai

Viva Bonsai
Bonsai Kai

7. Ferramenteiros

Fabio Pereira Dos Santos

8. Blogs sobre Bonsai

ABC do Bonsai
Aido bonsai
Guia do Bonsai
Al Gharb Bonsai
Andrea Trevisan
Bonsai Piratini
Clube Bonsai do Algarve
Clube Floripa Bonsai
Deca Bonsai Studio
Donato Danisi
Fabiano Costa Bonsai Blog
João Pires Bonsai Blog
Mário Eusebio Bonsai Blog
Mauro Stemberger
Min Hsuan Lo
Morten Albek

9. Sites sobre Bonsai [internacional]

Actu Bonsaï
Angel Mota
The Art of Bonsai
Asociación Bonsái Alcobendas
Bonsai Clubs International
Bonsai Empire
Bonsai Ten
Bonsai4me
Bonsai Boon
Colin Lewis Bonsai Art
David Benavente
Dragon Bonsai
François Jeker
Graham Potter – Kaizen Bonsai
Hans Van Meer
Jacques Graulus
Jaume Canals
Kensho Bonsai Studio
Kevin Wilson
Kingii – Alberto Baleato web-shop
Kunio Kobayashi
Luis Vallejo Studio Bonsai
Man Lung Penjing
Marco Invernizzi
Mario Stefano
Matt Reel
Mauro Stemberger
Morten Albek
National Bonsai Foundation
Pacific Rim Bonsai Museum
Pavel Slovák
Peter Warren
Phoenix Bonsai
Ryan Neil
Sebastián Fernandez
Shohin Japan
Stefano Frisoni
Taisho-en
The Omiya Bonsai Art Museum
Tony Tickle
Victor Pinto (El Tubaron)
Walter Pall
Who is Bonsai
Wolfgang Putz

10. Fórums Bonsai

ABC do Bonsai
Atelier do bonsai
Belgian Bonsai Café
Bonsai Empire
Bonsai Milenar
Bonsaitalk
Bonsai Milenar
Bonsai Nut
Bonsai Study Group
Clube Bonsai do Algarve
European Bonsai Forum
Fachforum
Fórum Bonsai Literati
Fórum Ficus Bonsai Club
Hiryū-en (ex Master Bonsai)
Internet Bonsai Club
Luso Bonsai
Shohin-Bonsai Europe
The Art of Bonsai
Trinacria Bonsai

Encontrou algum erro de ortografia ou gramática? Selecione-o com o mouse e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar. Obrigado!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0

Your Cart