Bunjingi. Bonsai estilo literati

Bunjingi é um bonsai estilo literati ou livre. Neste estilo o bonsaista tenta retratar as árvores representadas nas pinturas milenares do sul da China que, por influência da cultura Zen e do Taoismo, retratam um minimalismo e uma simplicidade estética muito acentuada. O bonsai estilo literati deve passar idéia de movimento, leveza e simplicidade.

Algumas escolas de bonsai defendem a ideia que estilo Literati, segue como base o desenho e a forma da caligrafia chinesa. A palavra “Literati”, é derivada da elite intelectual da antiga aristocracia chinesa. A criação do bonsai no estilo Penjing permite a liberdade de expressão do artista.

Na natureza, este estilo de árvore é encontrado em áreas densamente povoadas por muitas outras árvores e a concorrência é tão feroz que a árvore somente pode sobreviver crescendo mais alto que todas as outras à sua volta. O tronco cresce tortuoso para cima e é completamente sem ramificação, porque o sol só atinge o topo da árvore. Para se certificar de que ele pareça ainda mais resistente, alguns galhos são “Jineados” (sem casca). Quando a casca é removida de um lado do tronco, o tronco é chamado de “Shari”. A ideia é demonstrar que a árvore tem que lutar para sobreviver. Estas árvores são muitas vezes colocadas em pequenos vasos redondos.

Características do Bonsai estilo Bunjingi

  • A árvore deve ter um desenho e velocidade visual não comum na natureza.
  • A árvore e o vaso escolhido deve transmitir harmonia e elegância, e todo conjunto deve ser conduzido com uma bela direção de arte.
  • Devem ser usados poucos galhos e folhagens para criar a dinâmica do Bonsai.
  • Não é nescessário neste estilo criar folhagens densas. Poucas folhas bem posicionadas podem dar toda a dinâmica de uma grande copa, mas as copas devem ser bem trianguladas e bem posicionadas.
  • Os vasos redondos são os mais usados neste estilo.

Encontrou algum erro de ortografia ou gramática? Selecione-o com o mouse e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar. Obrigado!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0

Your Cart