Ulmus parvifolia

Nome Popular: Ulmus, ulmeiro, olmo chinês, lamigueiros
Nome Científico: Ulmus parvifolia
Espécie:
Sub-espécies:
Família: Ulmaceae
Origem: China, Coreia, Japão
Altura (em ambiente natural): 30m

O Ulmus é uma espécie milenar. Olmo Chinês é uma espécie que desenvolve uma trama fina de galhos e ramos. Possui uma folha que varia dependendo da quantidade de sol, entre 4milímetros e 2cm. A proporção de suas folhas o torna uma das árvores mais usadas no cultivo do bonsai. O Ulmus chinesis é muitas vezes confundido com as espécies Zelkova, mas quando comparadas as folhas das duas árvores a diferença é bem significativa.

Ulmus parvifolia

Características do Ulmus parvifolia

1. Árvore que pode crescer até 22 metros, possui folha caduca, embora possa apresentar as características de uma espécie de folha semi- perene quando cultivadas em latitudes com clima temperado. Na minha casa no Rio de Janeiro eu efetuo 3 desfolhamentos completos. Tirar todas as folhas no mês de Agosto é obrigatório no Rio de Janeiro, pois como não existe o choque do inverno, ela começa a brotar, antes de perder todas as folhas. Após desfolhada ela brota inteira em 8 dias.

2. Possui tronco com massa fina e cinza quando jovem, mas apresenta descamação quando atinge sua maturidade. A madeira apresenta o tom castanho-claro, e às vezes com um tom avermelhado.

3. Folhas pequenas, ovais, dentadas, pontas simples, alternadas, com costela muito marcada, possui profundo verde que muda para tons de amarelo, laranja e vermelho no outono.

4. Flores muito pequenas e imperceptíveis que aparecem no início da primavera, antes mesmo das folhas, hermafroditas, esverdeadas, esbranquiçadas ou avermelhadas . Seu fruto é uma sâmara achatada com circular. Os primeiros frutos aparecem entre 15 e 25 anos de idade.

5. Essa espécie é altamente valorizada pelos os entusiastas do bonsai , devido ao seu rápido crescimento, resistência e facilidade de ramificação. É particularmente adequada para iniciantes no cultivo da arte.

6. O cultivo na sombra, com pouca horas de  sol  provocará ramos excessivamente longos e aumentando a distância entre as folhas.

Substrato ideal

35% de Caco de tijolo, 30% de condicionador de solo e 35% de terra preta.

Aramação

Seus galhos costumam ficar na posição desejada entre 4 e 7 meses, se a planta está saudável apresentando bom crescimento.

Rega

Nas regiões de clima muito quente, deve se regar sempre que o substrato estiver seco, evitando que o solo fique encharcado, para isso usar um substrato bem drenante. Nas regiões de clima frio pode se regar de 2/3 em 3 dias. OBS: Lembrando que a rega depende também do tamanho do vaso ou bandeja utilizada no trabalho.

Encontrou algum erro de ortografia ou gramática? Selecione-o com o mouse e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar. Obrigado!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0

Your Cart