You are currently viewing Quando deve-se adubar o Bonsai?

Quando deve-se adubar o Bonsai?

Para que o seu bonsai se mantenha em forma e para que cresça de uma maneira saudável e natural, é necessário que seja adubado na quantidade correta e com o fertilizante mais adequado. Saiba quando e como é que se deve adubar o seu bonsai e obtenha uma verdadeira peça de arte natural.

A importância de adubar os solos

A composição do solo é um dos aspetos mais importantes para o desenvolvimento saudável de uma árvore e os bonsai não são exceção. Nesse sentido, a fertilização e a adubação do solo de um bonsai é uma atividade obrigatória, pois é uma forma de repor na terra os elementos que o bonsai consome. Ao adubar os solos, deve ter em consideração algumas técnicas para assegurar um bonsai saudável:

  • As raízes são o suporte e a fonte de alimento de um bonsai e, como tal, devem estar bem nutridas, oxigenadas e húmidas;
  • Uma boa mistura do adubo no solo otimiza a fertilização e a recolha de nutrientes;
  • Quando a terra está adubada a drenagem da água em excesso é mais fácil de ser efetuada e isso impede o apodrecimento das raízes;
  • O equilíbrio entre a capacidade do vaso e o estado de desenvolvimento da planta obriga à conservação e renovação periódica do solo;
  • A periodicidade da fertilização de uma planta depende do estilo de bonsai e depende do estado do solo. As árvores necessitam de três nutrientes básicos: o nitrogênio, o fósforo e o potássio. Para além destes, é também importante o cálcio, o ferro e o magnésio. Estes podem ser encontrados em fertilizantes químicos ou orgânicos.

Quando deve-se adubar o bonsai?

Regra geral, a adubação do bonsai deve ser feito no início da primavera e no final do verão/início de outono, uma vez que é nestas alturas que uma planta cresce mais. Por outro lado, estas são as duas épocas climáticas mais importantes ao longo do ano para as plantas. Os aspetos essenciais para a correta fertilização de um bonsai são:

  • No início da primavera, deve fertilizar um bonsai todas as semanas com o auxílio de adubos líquidos. No outono, é necessário utilizar adubos sólidos para que o solo fique mais enriquecido e para que os bonsai consigam sobreviver ao inverno;
  • Independentemente de ser um bonsai de interior ou exterior, antes de colocar adubo na terra, deve sempre regar o seu bonsai. Porque se não o fizer, o solo fica seco e isso dificulta a recolha e absorção dos nutrientes;
  • Durante os meses de crescimento das plantas, nomeadamente Março/Junho e Setembro/Outubro, o período entre fertilizações deve ser alargado para trinta dias, de modo a evitar o desenvolvimento excessivo da planta;
  • O bonsaísta não deve adubar um bonsai durante a estação de inverno, nem durante os períodos de calor extremo do verão;
  • Após o transplante de vaso, deve aguardar um período mínimo de três a quatro semanas até voltar a adubar a terra de um bonsai;
  • Nunca deve fertilizar um bonsai quando este apresenta folhas meladas ou tenha um aspeto doente.

Tipos de adubos para o bonsai

Existem vários tipos de adubos de forma a fertilizar corretamente um solo e, para adquirir os mais adequados, deve deslocar-se a uma drogaria ou loja de jardinagem. Assim, no caso de estar a tratar do seu primeiro bonsai, pode pedir a ajuda e o conselho dos técnicos especializados. Dos vários tipos de produtos que alimentam um bonsai, destacam-se os seguintes:

Os hormônios de enraizamento: Estes hormônios permitem que a planta consiga desenvolver as suas raízes de uma forma mais sólida e consistente. Os hormônios em pó são conhecidos por serem os mais eficazes.

Os adubos líquidos: Um adubo líquido é um produto que se dissolve na água e é aplicado no momento da rega do bonsai . Trata-se de um produto que atua rapidamente, é limpo e é muito fácil de ser utilizado. É o fertilizante que é utilizado com mais frequência.

Os adubos sólidos: Um adubo sólido é um fertilizante que se coloca diretamente na terra de um bonsai e é aplicado de uma maneira uniforme, sem estar em contacto com o tronco da árvore. É um fertilizante que garante um efeito de longa duração, não queima as plantas e melhora a qualidade da terra dos bonsai.

Rodrigo Henrik

Rodrigo Henrik. Criador do ECOMMERCE MASTERS, maior comunidade de Ecommerce do Brasil, no Facebook, com mais de 31 mil membros ativos.

Este post tem 4 comentários

  1. Avatar of Rosilene de França Monte
    Rosilene de França Monte

    Olá Bonsaistas !!!
    Tenho uma dúvida, comprei o adubo líquido para bonsai 250ml NPK 537 da KB, na embagem não tem informações sobre como dosar a mistura do adubo com a água.
    Como deve proceder?
    Meu Pré Bonsai está provisoriamente em um vaso de barro, vou fazer o transplante para o de cerâmica, nesse caso só devo colocar adubo após 4 semanas pós transplante??
    Obrigada pela Atenção!
    Rosa

    1. Avatar of Rodrigo Henrik

      Olá Rosilene, como vai?

      Sobre a dosagem ideal/correta para o seu pré-bonsai, o ideal é buscar estas informações com o fabrincante, verifique se ele tem site ou redes sociais, você pode usar estes canais ou até mesmo um endereçø de email para ter estas informações. Com a troca de vaso, você gera certo estresse para a planta, por isso, o ideal é manter na sombra e evitar adubação por algumas semanas, afim de evitar que seu bonsai morra com o estresse gerado com a mudança. Espero tê-la ajudado. Obrigado por sua mensagem e um forte abraço.

Deixe uma resposta