Ishitsuki. Bonsai estilo árvore sobre rocha

Ishitsuki é um bonsai estilo árvore sobre rocha. Quando temos uma árvore abraçando uma pedra e suas raízes descem e tocam o substrato, este é o estilo chamado Ishitsuki  (raíz sobre rocha).

O estilo Ishitsuki anda de mãos dadas com o penjing.  Quando vamos criar escarpas e platôs para estruturar árvores na pedra estamos fazendo Sekijoju.

Neste estilo, as raízes da árvore estão crescendo nas fendas e buracos da rocha. Isto significa que não há muito espaço para as raízes se desenvolverem e absorverem nutrientes. As árvores que crescem em rochas nunca vão parecer realmente saudáveis. Portanto, deve ser visível que a árvore tem que lutar para sobreviver.

Ishitsuki. Bonsai estilo árvore sobre rocha

É importante adubar e regar com frequência, porque não há muito espaço disponível para armazenar água e nutrientes. A rocha em que o Bonsai cresce é muitas vezes colocada em um vaso raso, que às vezes é preenchido com água ou cascalho fino.

Características do Bonsai estilo Ishitsuki

  • A árvore cresce sobre um platô de rocha onde ela se alimenta de uma área restrita de terra e substratos calcários.
  • A árvore deve ter seu contorno e sua estrutura seguindo as linhas básicas da rocha onde está plantada.
  • Pode se somar o estilo Sekijoju ao Kengai ou Han-Kengai, produzindo ou encontrando uma rocha que tenha as características de uma montanha ou de uma escarpa.

[box type=”info” size=”medium” border=”full” icon=””]Veja sobre outros Estilos de Bonsai[/box]

Deixe um comentário