You are currently viewing Pragas e doenças do Bonsai, erros comuns de cuidados

Pragas e doenças do Bonsai, erros comuns de cuidados

Como qualquer planta viva, as árvores bonsai podem ser infectadas por algum tipo de praga ou doença. No entanto, quando suas plantas estão saudáveis e são tratadas com cuidado, o risco de infecção é reduzido a um mínimo.

Em resumo: certifique-se de que suas árvores sejam plantadas em vasos usando a mistura de solo correta; de que você entende como e com que frequência deve regar; que você não adube acima ou abaixo do necessário; e que seu Bonsai seja colocado no local adequado. Embora as chances de infecção de árvores saudáveis sejam baixas, é claro que elas ainda podem ser infectadas.

Identificando pragas e doenças do Bonsai

Folhas morrendo no Bonsai

As folhas de repente ficam amarelas e caem da árvore. Este, muitas vezes, é o resultado de uma falta repentina de água. Quando as folhas vão ficando lentamente amarelas e morrem, isto é mais frequentemente o resultado de um continuado excesso de rega, superalimentação ou subalimentação.

Pragas visíveis na árvore

Tente identificar os insetos, seja fotografando-os e pedindo conselhos no fórum sobre Bonsai online, ou comparando os insetos que você vê com imagens encontradas na internet.

Insetos frequentemente encontrados nos Bonsai

  • Insetos mastigadores: Gafanhotos, Formigas Brocas, Lagartas, Abelhas Carpinteiras, Cigarrinhas, Minadores, Lesmas e Caramujos
  • Insetos sugadores: Pulgões, Ácaros, Cochonilhas, Cigarrinhas, Vespas, Besouros
  • Organismos e parasitas do solo: Nematoides, Vermes, Larvas
  • Insetos benéficos: Joaninhas, Aranhas, Crisopídeos, Louva-Deus, Minhocas

Depois de ter identificado pragas e doenças do bonsai, compre um inseticida (químico ou orgânico) para tratar as árvores; tenha o cuidado de seguir as instruções e se achar conveniente comece usando meia dose primeiro e, se necessário, você pode aumentar as doses mais tarde.

Vírus e Fungos

Os vírus podem ser detectados por folhas descoloridas e a morte repentina de galhos. Coloque a árvore infectada separadamente das outras árvores para evitar a contaminação cruzada. Trate removendo as partes infectadas da árvore e através da aplicação de um spray fungicida.

Saiba mais sobre pragas e doenças do Bonsai, como previnir e combatê-las.

Rodrigo Henrik

Rodrigo Henrik. Criador do ECOMMERCE MASTERS, maior comunidade de Ecommerce do Brasil, no Facebook, com mais de 31 mil membros ativos.

Deixe um comentário