Plantio e cultivo do bonsai
As árvores de Bonsai são cultivadas com a finalidade de que se assemelhem às árvores da vida real; parecendo velhas, mas permanecendo no tamanho de miniaturas. Existem diferentes métodos para se propagar árvores adequadas para fins de Bonsai, que vão desde ter o controle total sobre sua forma e tamanho (a partir de mudas ou estacas) até comprar uma árvore pronta em uma loja.
Esta parte do site fornecerá a você informações detalhadas sobre as diferentes técnicas de propagação de bonsai. Use o menu para navegar pelas páginas ou confira algumas noções básicas de cultivo do bonsai abaixo.
Princípios básicos sobre cultivo e propagação do Bonsai
Uma árvore de Bonsai não é um tipo específico de árvore, em vez disso, é uma combinação de técnicas utilizada para criar e manter uma árvore em miniatura que reflita a natureza. Isto significa que qualquer tipo de árvore pode ser selecionado para se desenvolver como uma árvore de bonsai; algumas espécies, porém, são particularmente adequadas (visto que elas naturalmente têm folhas pequenas, por exemplo). Dito isto, existem vários métodos de se cultivar árvores destinadas a serem treinadas como Bonsai, conforme será discutido mais adiante.
Compra do Bonsai
A maneira mais fácil de adquirir uma árvore de Bonsai é simplesmente comprando uma. A maioria dos centros de jardinagem e um número crescente de lojas de bonsai online oferecem árvores a preços acessíveis. Tenha o cuidado de selecionar uma árvore que se encaixe bem em seus desejos, ou seja, na escolha de uma variedade para ambiente interno ou externo. Leve em consideração o clima da sua região.
Misho. Cultivo do bonsai usando sementes ou estacas
Embora o cultivo de árvores de Bonsai a partir de sementes ou de estacas vá precisar de uma quantidade considerável de paciência e tempo, ele pode ser muito gratificante. As sementes são amplamente disponíveis nas florestas e parques durante o outono, mas também podem ser compradas online. As estacas podem ser coletadas durante todo o ano, de preferência no verão.
O método do misho é o cultivo a partir de sementes. Consiste em escolher uma espécie que dela se queira adquirir um bonsai, conseguir algumas sementes desta planta (se a espécie escolhida não apresentar sementes, o misho não se emprega nesse caso), plantar e esperar a germinação – processo que pode durar, dependendo da espécie, de 1 a 3 meses.
Método:
- Escolhidas as sementes, deve-se selecionar as que estão ainda viáveis. Um método bastante eficaz consiste em deixá-las em um vaso com água na noite anterior ao plantio, de um dia para o outro. As sementes férteis irão afundar e as mortas flutuarão.
- Deve-se preparar a sementeira, de preferência um vaso ou caixa de madeira com aproximadamente 15cm de profundidade, com um orifício no fundo para drenagem, que deve ser coberto com uma tela de náilon para impedir escoamento do substrato.
- Deve-se cobrir 1/4 da profundidade do vaso com grânulos de cascalho.
- A camada seguinte deve ser já o substrato (sem cascalho fino) até um pouco mais da metade do vaso. Não deve ser utilizado nenhum tipo de adubo nessa fase.
- As sementes devem ser depositadas nessa camada de terra, separadas 4 cm uma das outras e cobertas com uma camada de 2cm de terra fina.
- A rega deve ser abundante, mas não a ponto de encharcar o vaso.
- Depois de 3 meses de brotamento as plantas estão prontas para adubação. Pode ser aplicada uma pequena quantidade de adubo líquido, colza ou torta de mamona.
- Dependendo da espécie, a época de se transplantar a muda para uma bandeja de bonsai varia entre 1 a 2 anos. Após esse período ainda não temos um bonsai, apenas uma muda. Deve-se então continuar com os passos do método Yamadori.
Yamadori. Coleta de árvores na natureza
Outra forma de aquisição de árvores adequadas para fins de Bonsai é a coleta de árvores crescendo em florestas ou parques. Por favor, note que a permissão na maioria dos casos é necessária. A coleta de árvores tem várias vantagens sobre as técnicas de cultivo descritas acima, mais notadamente a redução do tempo que leva para que você possa começar a moldar a árvore. Similar a coletar árvores é comprar uma muda de viveiro em um centro de jardinagem.
Yamadori significa mudas colhidas na natureza, mas para conseguir as mudas, você pode muito bem comprá-las num viveiro. Este método pode ser aplicado como continuação do misho, porém, com a economia de alguns meses (a idade da muda irá influir neste caso). A muda deve apresentar caule curto porque algumas espécies tendem ao crescimento vertical exagerado do caule, tornando-se inadequadas para se tornarem um bonsai – por isso devem ser moldadas desde muito cedo.
Vale notar que, em caso de colheita da muda natural, deve-se ter cuidado para não danificar as raízes na hora da retirada.
Método:
- As mudas, quando compradas, geralmente virão em um saquinho de plástico preto que deverá ser removido no início do processo.
- Embora os bonsais sejam plantados em uma bandeja, as mudas adquiridas não devem ser replantadas de imediato nesse tipo de recipiente pois ainda não são bonsais – devendo, portanto, ser replantadas com procedimentos semelhantes aos do misho, no que diz respeito ao preparo do solo.
- Uma vez que a muda for retirada da terra, os galhos devem ser podados na proporção do volume das raízes. A poda deve ser feita com tesoura bem afiada e muito cuidadosamente, de modo a não prejudicar a forma que se deseja dar ao futuro bonsai. Deve-se começar a poda pelas raízes secas ou danificadas, e prosseguir para os galhos em igual situação. Terminada a chamada poda de limpeza, deve-se observar a proporção do volume de raízes em relação aos galhos: se faltarem muitas raízes, talvez seja necessário podar alguns galhos. A proporção dos galhos em relação às raízes é geralmente seis galhos para quatro raízes.
- Deve-se acomodar as raízes da muda no vaso e acrescentar terra gradualmente, compactando-a levemente com os dedos. O vaso deve conter terra o suficiente para cobrir as raízes, mas sem nunca ultrapassar a borda do vaso. Deve-se pressionar a área aterrada com as mãos usando pouca força, e sem a utilização de ferramentas.
- Depois que a muda for plantada, talvez ela precise ser amarrada ao vaso com um barbante forte, fio ou apoiada de alguma forma para não mudar de posição ou cair, até que as raízes fiquem mais fortes. Esse apoio deve ser mantido por cinco meses.
- As mudas recentemente plantadas devem ser colocadas a meia sombra, ao abrigo dos raios diretos do sol e do vento. Como este é o estágio de crescimento de raízes novas, deve-se regar a terra duas vezes por dia durante os três primeiros meses.
Existem também outros métodos de cultivo como o sashiki, que é a preparação de mudas para bonsai por estacas de galhos, e a alporquia, que é a técnica aplicada com o objetivo de forçar o crescimento de raízes de um determinado local de um galho ou segmento de tronco de uma árvore natural.
Técnicas avançadas de Propagação do Bonsai
Duas técnicas avançadas para o cultivo do bonsai são a alporquia e a enxertia.
Alporque
O principal da alporquia é forçar uma árvore ou galho a formar novas raízes em um certo ponto, através da interrupção do fluxo de nutrientes do sistema radicular existente. Alporquia é um método de reprodução assexuada de plantas, provocando o aparecimento de raízes adventícias (raízes secundárias que nascem nos caules/ramos ou nas folhas) num ramo de uma planta já enraizada. Saiba como fazer alporquia.
Enxerto
A técnica de enxerto pode ser descrita como “fusão” de um coto (o sistema radicular e uma pequena porção do tronco) e um enxerto (a porção superior do tronco, incluindo ramos) juntos.