Entre ou Cadastre-se

o bonsaísta bonsai

Quando deve-se adubar o Bonsai?

Quando deve-se adubar o Bonsai?
Facebook
Telegram
WhatsApp
Email

Para que o seu bonsai se mantenha em forma e para que cresça de uma maneira saudável e natural, é necessário que seja adubado na quantidade correta e com o fertilizante mais adequado. Saiba quando e como é que se deve adubar o seu bonsai e obtenha uma verdadeira peça de arte natural.

A importância de adubar os solos

A composição do solo é um dos aspetos mais importantes para o desenvolvimento saudável de uma árvore e os bonsai não são exceção. Nesse sentido, a fertilização e a adubação do solo de um bonsai é uma atividade obrigatória, pois é uma forma de repor na terra os elementos que o bonsai consome. Ao adubar os solos, deve ter em consideração algumas técnicas para assegurar um bonsai saudável:

  • As raízes são o suporte e a fonte de alimento de um bonsai e, como tal, devem estar bem nutridas, oxigenadas e húmidas;
  • Uma boa mistura do adubo no solo otimiza a fertilização e a recolha de nutrientes;
  • Quando a terra está adubada a drenagem da água em excesso é mais fácil de ser efetuada e isso impede o apodrecimento das raízes;
  • O equilíbrio entre a capacidade do vaso e o estado de desenvolvimento da planta obriga à conservação e renovação periódica do solo;
  • A periodicidade da fertilização de uma planta depende do estilo de bonsai e depende do estado do solo. As árvores necessitam de três nutrientes básicos: o nitrogênio, o fósforo e o potássio. Para além destes, é também importante o cálcio, o ferro e o magnésio. Estes podem ser encontrados em fertilizantes químicos ou orgânicos.

Quando deve-se adubar o bonsai?

Regra geral, a adubação do bonsai deve ser feito no início da primavera e no final do verão/início de outono, uma vez que é nestas alturas que uma planta cresce mais. Por outro lado, estas são as duas épocas climáticas mais importantes ao longo do ano para as plantas. Os aspetos essenciais para a correta fertilização de um bonsai são:

  • No início da primavera, deve fertilizar um bonsai todas as semanas com o auxílio de adubos líquidos. No outono, é necessário utilizar adubos sólidos para que o solo fique mais enriquecido e para que os bonsai consigam sobreviver ao inverno;
  • Independentemente de ser um bonsai de interior ou exterior, antes de colocar adubo na terra, deve sempre regar o seu bonsai. Porque se não o fizer, o solo fica seco e isso dificulta a recolha e absorção dos nutrientes;
  • Durante os meses de crescimento das plantas, nomeadamente Março/Junho e Setembro/Outubro, o período entre fertilizações deve ser alargado para trinta dias, de modo a evitar o desenvolvimento excessivo da planta;
  • O bonsaísta não deve adubar um bonsai durante a estação de inverno, nem durante os períodos de calor extremo do verão;
  • Após o transplante de vaso, deve aguardar um período mínimo de três a quatro semanas até voltar a adubar a terra de um bonsai;
  • Nunca deve fertilizar um bonsai quando este apresenta folhas meladas ou tenha um aspeto doente.

Tipos de adubos para o bonsai

Existem vários tipos de adubos de forma a fertilizar corretamente um solo e, para adquirir os mais adequados, deve deslocar-se a uma drogaria ou loja de jardinagem. Assim, no caso de estar a tratar do seu primeiro bonsai, pode pedir a ajuda e o conselho dos técnicos especializados. Dos vários tipos de produtos que alimentam um bonsai, destacam-se os seguintes:

Os hormônios de enraizamento: Estes hormônios permitem que a planta consiga desenvolver as suas raízes de uma forma mais sólida e consistente. Os hormônios em pó são conhecidos por serem os mais eficazes.

Os adubos líquidos: Um adubo líquido é um produto que se dissolve na água e é aplicado no momento da rega do bonsai . Trata-se de um produto que atua rapidamente, é limpo e é muito fácil de ser utilizado. É o fertilizante que é utilizado com mais frequência.

Os adubos sólidos: Um adubo sólido é um fertilizante que se coloca diretamente na terra de um bonsai e é aplicado de uma maneira uniforme, sem estar em contacto com o tronco da árvore. É um fertilizante que garante um efeito de longa duração, não queima as plantas e melhora a qualidade da terra dos bonsai.

Facebook
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também estes artigos

Comente sobre este artigo

4 respostas

  1. Olá Bonsaistas !!!
    Tenho uma dúvida, comprei o adubo líquido para bonsai 250ml NPK 537 da KB, na embagem não tem informações sobre como dosar a mistura do adubo com a água.
    Como deve proceder?
    Meu Pré Bonsai está provisoriamente em um vaso de barro, vou fazer o transplante para o de cerâmica, nesse caso só devo colocar adubo após 4 semanas pós transplante??
    Obrigada pela Atenção!
    Rosa

    1. Olá Rosilene, como vai?

      Sobre a dosagem ideal/correta para o seu pré-bonsai, o ideal é buscar estas informações com o fabrincante, verifique se ele tem site ou redes sociais, você pode usar estes canais ou até mesmo um endereçø de email para ter estas informações. Com a troca de vaso, você gera certo estresse para a planta, por isso, o ideal é manter na sombra e evitar adubação por algumas semanas, afim de evitar que seu bonsai morra com o estresse gerado com a mudança. Espero tê-la ajudado. Obrigado por sua mensagem e um forte abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rodrigo Henrik

Rodrigo Henrik

Rodrigo Henrik é criador do E-Commerce Masters, maior comunidade de E-Commerce do Brasil, no Facebook, com mais de 38.350 mil membros ativos. Também é CEO da CUBOD Agência Digital.

Loja Online O Bonsaísta

Acesse agora nossa loja online e conheça nossos produtos exclusivos!

Conheça os livros "Tecnicas del Bonsai Vol 1 e Vol 2" por John Yoshio Naka, conhecido mundialmente como o "Grande Mestre do Bonsai".

Provérbio Oriental

A raposa tanto vai ao ninho que um dia deixa o focinho.

— Provérbio Japonês