Principais dúvidas sobre a rega de Bonsai

Principais dúvidas sobre a rega de Bonsai

16/08/2015 • Rega • Acessos: 291

Olá, hoje abordaremos algumas das principais dúvidas sobre a rega de bonsai. Se tiver alguma dúvida e que não conste neste artigo, sinta-se a vontade para postar nos comentários, no final deste post.

1. Quando devo regar um bonsai?

Pode parecer simples, mas a grande maioria dos bonsaístas de primeira viagem acabam matando seus bonsai por não saber exatamente quando regá-los. A regra geral é molhar sempre que a terra (substrato) estiver seca. Mas como saber se a terra está seca? Visualmente dá pra perceber, mas se você colocar o dedo na terra (substrato), perceberá mais facilmente a falta de umidade (ou o excesso). Algumas espécies necessitam de mais água que outras (a jaboticabeira, por exemplo, adora solos bem úmidos) mas se você mantiver sempre a terra úmida, não importa a espécie, terá bons resultados.

Em dias de muito calor, você pode precisar regar seu bonsai 2 ou até 3 vezes por dia (dependendo da cidade onde você vive), mas caso não seja possível verificar durante o dia como o solo está, regue sempre pela manhã e à noite (se necessário).

2. Como se rega um bonsai?

Essa pergunta parece ser ainda mais simples, mas não é! Muitas pessoas enchem o pratinho embaixo do vaso de água, e acreditam que isso é o suficiente, mas essa não é a forma correta de se fazer. A água deve ser colocada na terra, no solo do bonsai, devemos molhá-lo por completo (percorrendo todo o vaso), deixando que o solo absorva a água e depois de um minuto (mais ou menos), regue novamente, em abundância, até que a água saia pelos furos debaixo do vaso.

3. É verdade que é bom borrifar as folhas de um bonsai?

Sim, é verdade. O ato de borrifar as folhas, simula uma chuva, uma situação pela qual aquela árvore passaria, se estivesse na natureza, e é benéfico para a planta. Algumas espécies gostam mais disso do que outras, mas nenhuma espécie vai “reclamar” caso você borrife suas folhas. Só é necessário um pouco de atenção, evitando borrifar as folhas quando a planta estiver exposta diretamente ao sol, já que a água pode acabar funcionando como lente de aumento para a luz do sol, queimando assim as folhas do seu bonsai. Evite borrifar também caso sua planta esteja florescendo.

Se você tiver alguma dúvida referente a rega de bonsai, escreva nos comentários abaixo e nós responderemos neste artigo.

Tags: ,

Encontrou algum erro de ortografia ou gramática? Selecione-o com o mouse e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar. Obrigado!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0

Your Cart