Guia. Como fazer um Bonsai?

Guia. Como fazer um Bonsai?

20/01/2016 • Bonsai • Acessos: 957

Como fazer um bonsai é uma das principais perguntas pelo qual as pessoas acessam O Bonsaísta. A princípio fazer um Bonsai parece uma tarefa complexa demais, repleta de regras rígidas, que exige empenho em tempo integral de quem pratica esta arte, mas não é verdade. “Bonsais não exigem muito do seu tempo, apenas sua paciência.”

Neste Guia: “Como fazer um Bonsai?”, você aprenderá:

1. Como fazer um Bonsai. Introdução
2. Que espécie de planta utilizar para fazer um bonsai?
3. Como plantar um bonsai?
4. Como cuidar corretamente de um bonsai?
5. Como dar forma e estilizar um bonsai?

1. Como fazer um Bonsai? Introdução

O bonsai é uma arte japonesa muito simples em sua essência, que procura reproduzir em um pequeno vaso, uma árvore como se estivesse crescendo no próprio solo, como na natureza. Bonsai é uma miniatura de uma árvore plantada num vaso ou bandeja. Mas não há uma altura padrão, pode ter desde alguns poucos centímetros de altura até mais de um metro.

A árvore de bonsai é crescida, conduzida, cuidadosamente modelada e podada para recriarmos a essência de um ambiente natural, tal qual na natureza. As imperfeições da natureza também são reproduzidas em bonsais. Leia mais: O que é um Bonsai?

Estilos diferentes que simulam a natureza

Assim como na natureza, temos diferentes estilos de bonsai, simulando árvores contorcidas pelo vento, árvores com partes mortas, ou mesmo pequenas florestas. Essas formas foram classificadas para organizar exposições e competições, mas não devem ser o centro das atenções dos cultivos amadores.

A dificuldade de cultivo varia de acordo com o estilo, sendo normalmente as plantas eretas (Chokkan) as de mais fácil cultivo. Saiba mais sobre os estilos de Bonsai.

Estilos de Bonsai

Mas fazer e cuidar de um bonsai requer paciência, pois seu crescimento é muito lento. Entretanto, seu cultivo é considerado uma terapia, reduzindo o stress do dia a dia. Devemos manipular a planta em alguns aspectos, desviando-a do seu curso natural, mantendo-a sempre pequena e proporcional.

Neste artigo “Como fazer um bonsai”, você verá os principais aspectos da criação e manutenção de bonsai, capacitando-o a iniciar o seu próprio cultivo.

2. Que espécie de planta utilizar para fazer um bonsai?

Escolher a espécie de planta a ser utilizada para fazer um bonsai pode ser difícil, mas não precisamos complicar tanto. Na realidade, quase todas as árvores e arbustos podem ser usadas para se fazer um bonsai.

Entretanto, as melhores candidatas são aquelas árvores ou arbustos que possuem pequenas folhas e pequenos galhos, sendo naturalmente densas e compactas. Essas características ajudam a criar uma melhor ilusão de escala, tornando a planta mais proporcional.

Ishitsuki. Bonsai estilo árvore sobre rocha

O formato do tronco e galhos do bonsai pode ser modelado através da aramação (colocação de arames). Os arames são colocados e mantidos por um ano ou mais, ou até que os galhos já tenham se estabilizado no formato.

Pegue leve no primeiro bonsai

Para iniciarmos os tratos em um bonsai verdadeiro, isso pode levar anos. Para que a pessoa possa treinar esses tratos, podemos utilizar plantas de rápido crescimento, como suculentas, em vasos grandes, podando-as e modelando-as com arames.

Apesar de podermos plantar nosso bonsai começando pelas sementes, que podem ser coletadas ou compradas, o meio mais comum e recomendável para se fazer um bonsai é através da compra de uma muda ou pré-bonsai em um viveiro confiável ou coletando na natureza, o que chamamos de Yamadori.

Sugestões de espécieis plantas

Algumas boas espécies para bonsai são: Pinheiro-japonês (O favorito, mas difícil de encontrar), Mini-romã, Jabuticabeira, Ficus, Azaléia, Buxinho, Primavera… Mas há muitas outras plantas que podemos utilizar!

Como escolher a melhor muda?

Escolha uma muda de tamanho em torno de 15 a 20 cm de atura, com tronco forte e relativamente espesso, verificando sempre a ausência de doenças e ferimentos no tronco da planta. Evite plantas ramificadas na base, pois elas são mais difíceis de conduzir. A espécie e muda a ser utilizada deve ser escolhida de acordo com o tipo e forma do bonsai que você deseja fazer.

3. Como plantar um Bonsai?

Fazer o seu próprio Bonsai não é difícil, mas precisamos fazer algumas escolhas sobre qual planta, qual vaso, e qual substrato utilizar. Considere as nossas dicas, e se possível, visite uma loja especializada e veja os materiais disponíveis.

Como escolher o vaso para o Bonsai?

Os vasos para bonsai são normalmente rasos, largos, e sempre possuem buracos de drenagem. Há uma grande diversidade de vasos disponíveis, de diferentes formas, cores e materiais, mas devemos escolher aquele que combina mais com a planta e estilo que você pretende criar.

Dicas de cuidados básicos com o Bonsai

Devemos lembrar que o bonsai irá provavelmente ser mudado diversas vezes de vaso até seu estado final. Quem limita o tamanho do bonsai é o tamanho do vaso, que limita o crescimento das suas raízes.

Que substrato (meio) utilizar?

Em algumas regiões podemos encontrar misturas específicas para tal. Mas caso você queira fazer sua própria mistura, normalmente o substrato para bonsai é feito pela mistura composta por partes iguais de areia, argila e húmus. Mas algumas adaptações podem ser feitas de acordo com a espécie usada.

Qual o substrato mais adequado para um Bonsai

Passo-a-passo para plantar um bonsai

Antes de iniciar o plantio do bonsai, certifique-se de que a planta está bem hidratada, suportando melhor o stress do transplante. Evite dias muito ensolarados e com forte calor, desa forma você evita que a planta desidrate com mais facilidade.

  1. Passe um arame pelo buraco de drenagem do vaso fixando-o lá. Ele será usado para sustentar a planta no vaso enquanto ela ainda não se encontra suficientemente fixada.*
  2. Coloque uma fina camada de caqueira no fundo do vaso para auxiliar a drenagem, evitando tampar os buracos de drenagem.
  3. Retire a planta do vaso antigo, descartando o substrato retido nas raízes. Inspecione as raízes e remova as partes mortas ou machucadas.
  4. Corte aproximadamente 2/3 do comprimento das raízes com uma tesoura limpa. Essa pode parecer uma medida drástica, mas o controle do crescimento das raízes é essencial à criação e manutenção de um bonsai. Em alguns casos, isso não é necessário.
  5. Acomode a planta no vaso, espalhando as raízes no fundo, fixando o tronco com o auxílio do arame de sustentação preso ao furo do dreno.
  6. Complete o vaso com o substrato (meio) desejado. Dê tapas no vaso para acomodar o solo, mas não aperte muito o substrato para não compactá-lo demais. O solo deve ficar no nível da borda do vaso, e o início do tronco deve ficar exatamente nivelado com o solo.

* Prenda o tronco no arame de forma simples, pois você terá de retirá-lo quando a planta já estiver fixa, após algumas semanas.

Ao término do processo, regue o vaso lentamente, deixando a terra bem úmida. Se desejar, coloque algum adubo orgânico na superfície do vaso, em um dos cantos. Nas fases iniciais, as regas devem ser mais frequentes, já que há poucas raízes e solo no vaso. O ideal é adubar apenas 30 dias após o plantio ou troca de vaso.

Mantenha o novo bonsai por quinze dias em um local com pouca luz (mas nunca escuro), para que haja uma boa adaptação ao novo meio. Após esse período, vá levando-o gradualmente a locais com sol da manhã, até o local definitivo.

Com o passar do tempo, cuidando-se bem do bonsai, ele irá adaptar-se às novas condições. Para dar boas condições ao seu desenvolvimento, siga as orientações do tópico a seguir.

4. Como cuidar corretamente de um Bonsai?

Cuidar de um Bonsai pode parecer uma grande desafio, mas não é. Você só precisa conhecer alguns conceitos básicos.

A maioria dos Bonsais morrem por grandes descuidos

Após adquirir um bonsai, algumas pessoas deixam a planta no meio da sala, ao lado do computador, como um mero objeto de decoração. É inevitável: Esses observam as folhas caírem e a planta definhar.

Os três pontos principais no cuidado com os bonsais são: água, luz, e nutrição. Esses três pontos caminham juntos, e garantem um bonsai saudável e com bom desenvolvimento. Afinal de contas um bonsai é uma árvore em miniatura, e como toda árvore, necessita de água, luz solar e nutrientes adequados.

Como regar o Bonsai?

O número de rega do bonsai varia de acordo com o clima da época. Em dias normais, uma rega a cada 1 ou 2 dias é o suficiente, devendo-se fazer preferencialmente no início da manhã ou no fim da tarde. Em dias quentes e secos, podemos precisar de até 2 regas no mesmo dia, início da manhã e final da tarde, horário em que há pouca incidência solar.

Principais dúvidas sobre a rega de Bonsai

Evite regas em excesso, só regue as plantas quando o solo estiver quase seco. Teste o solo colocando o dedo, tentando mantê-lo sempre úmido, mas nunca encharcado, ou empapado. Mais Bonsai morrem pelo excesso do que pela falta de água. Regas excessivas matam as raízes por falta de ar e causam apodrecimento.

Não regue através dos pratos de plantas, pois eles podem gerar encharcamento excessivo da terra do vaso, o que prejudica muito a planta. As folhas podem ser molhadas normalmente durante as regas sem qualquer problema, exceto quando há a presença de doenças. Nesse caso, devemos evitar o humedecimento das folhas.

Onde deixar o Bonsai?

Boa luminosidade é fator essencial ao bom desenvolvimento de um bonsai. Sua produção de alimento é obtida através da fotossíntese, que é geralmente favorecida por luz intermediária, nem muito forte, nem muito fraca. Porém, não podemos generalizar. Cada espécie de planta possui uma necessidade de luz diferente. Procure se informar sobre a espécie utilizada. Observe o comportamento da planta nas diferentes luminosidades, levando-a onde ela melhor se adapta.

Saiba se a luz está boa. Teste rápido: Se as folhas estiverem amarelando, é sinal de excesso de luz. Folhas muito escuras podem indicar falta e luz. Mova a planta até que ela se estabilize.

Normalmente deixar seu bonsai dentro de casa não é uma boa opção, pois as condições de luminosidade não são adequadas. Mas algumas espécies se adaptam melhor em ambientes internos, como algumas plantas cítricas, oliveiras e camélias.

Devo adubar meu bonsai?

Sim, você deve adubar o bonsai. Para o crescimento das plantas, os nutrientes são essenciais, mas o pouco substrato contido no vaso normalmente não supre completamente a necessidade do bonsai.

Quando deve-se adubar o Bonsai?

Existem diversos adubos, sendo eles granulados, em pó, ou líquidos; orgânicos ou minerais; e com diversas formulações. Cada um é mais adequado a algumas espécies de plantas, mas devemos testar qual melhor se adapta às nossas condições. Mas cuidado, o excesso mata mais que a falta.

Como e quando trocar o bonsai de vaso?

Em uma planta saudável, o crescimento das raízes é vigoroso, mas o tamanho do vaso limita seu crescimento. Devemos transplantar o bonsai quando suas raízes já estiverem ocupando completamente o vaso atual, principalmente quando o bonsai está nos seus primeiros anos de crescimento. Regra geral, podemos dizer que os bonsais são inicialmente transplantados de 2 em 2 anos, mas esse tempo pode variar.

9 passos para a renovar o vaso do seu bonsai

A cada troca de vaso, devemos cortar e eliminar cerca de dois terços de suas raízes, assim como no plantio inicial. O procedimento é o mesmo adotado no plantio de um novo bonsai, conforme pode ser visto no item anterior.

E se aparecerem pragas ou doenças?

O inseto que mais comumente ataca bonsais é o pulgão (semelhantes às pulgas), que pode ser facilmente eliminado com uma mistura de detergente e água, pulverizada com um borrifador sobre a área atingida. No caso do aparecimento de lagartas, remova-as manualmente.

pulgão amarelo guia de pragas e doenças do Bonsai

Caso doenças comecem a aparecer, mantenha a planta bem adubada, mas torne a evitar molhar as folhas da planta, para reduzir possíveis infestações de fungo. O uso de fungicidas não é recomendável para uso doméstico, portanto, descarte a hipótese. Para combater pragas e doenças que acometem o bonsai, acesse nosso Guia de combate a pragas e doenças do Bonsai.

Recrie elementos da natureza

Podemos também incluir elementos que ajudam a recriar o ambiente natural. Musgos ajudam a recriar a paisagem de gramados, pedras recriam grandes rochas. Além disso, musgos ajudam na manutenção da umidade e boas condições do solo.

5. Como dar forma e estilizar um Bonsai?

Cuidados regulares devem ser tomados para que o bonsai permaneça na forma desejada, simulando ao máximo a forma natural de uma árvore na natureza. Mas para que possamos trabalhar o bonsai, é necessário que ele esteja bem adaptado ao ambiente. A melhor ferramenta para a manipulação do bonsai é a paciência e o conhecimento técnico a cerca da arte e cultivo do bonsai.

aramação bonsai

Não existe uma regra padrão para a estilização do bonsai, mas devemos seguir o princípio de criar uma representação de uma árvore na natureza. Alguns fatores naturais geram a forma da planta no ambiente natural, como fortes ventos, calor excessivo, secas, entre outros, sendo que seus efeitos também podem ser reproduzidos no formato de um bonsai.

O bonsai é uma arte, e pode ser facilmente visto como uma verdadeira escultura viva. Como tal, devemos remover alguns galhos e encorajar outros a assumirem certas direções. Saiba mais sobre a aramação do bonsai.

Quando iniciar as podas e guias em um bonsai?

Desde cedo, alguns pequenos ramos realmente indesejáveis já podem ser retirados, mas devemos iniciar as podas quando o bonsai alcançar a altura desejável, tronco relativamente espesso, e número considerável de ramos. Podar muito cedo seu bonsai pode fazer com que você não consiga aproveitar ramos estratégicos que ainda viriam. A época certa para início das podas vai variar de alguns meses a vários anos após o plantio.

Como modelar o bonsai?

Existem muitas técnicas para modelarmos os ramos de um bonsai. Entre essas técnicas, o meio mais utilizado é o fio de cobre ou alumínio encapado, para que as plantas não se machuquem com o fio. Devemos lembrar que modificações bruscas podem levar ao rompimento do galho, o que exige cautela. Em geral, os galhos da base são deixados quase na horizontal, pois assim são as árvores na natureza.

Com os fios, podem ser modelados tanto galhos quanto o tronco. Mas devemos sempre tomar cuidado para não obstruirmos o crescimento das novas brotações. Quando o ramo guiado se mostra estável, adaptado ao seu novo formato, devemos retirar os fios do mesmo, para permitir seu pleno desenvolvimento.

Como podar um bonsai?

A poda do bonsai é um dos tratos mais importantes, e deve ser feita com muita cautela. O bonsai deve ser podado para que seus pequenos galhos pareçam os grandes galhos de uma árvore na natureza. O excesso de galhos pode gerar ramos finos demais, por isso, devemos manter somente aqueles estratégicos.

Como podar um bonsai

Planeje seu bonsai antes de podar

Olhe seu bonsai destacando suas principais características, como a espessura e formato do tronco; a localização, formato e espessura dos galhos; regiões onde as folhas estão mais densas, entre outros fatores. Elimine em sua mente os galhos que estão fora dos seus planos, e tente imaginar seu bonsai depois da poda. Se for se basear em uma planta, não se baseie em outros bonsais, mas sim em uma grande árvore na natureza.

De acordo com o desenho desejado da planta, corte os ramos indesejáveis próximos à base dos mesmos, com o auxílio de uma tesoura de poda limpa. Se estiver em dúvida sobre a retirada ou não de um ramo, deixe-o lá por mais tempo, até que você decida. Brotações indesejáveis que podem surgir devem ser retiradas. Já as brotações que possuem um bom potencial devem ser mantidas.

Dicas para que seu Bonsai fique natural com a poda:

  • Torne o tronco visível, removendo as brotações pequenas dele.
  • Limpe a copa. Remova o excesso de folhas próximas ao tronco.
  • Na base, mantenha poucos e grandes galhos. O topo da planta possui mais ramificações.
  • Os galhos de baixo geralmente ficam em posição quase horizontal, e não apontando ao topo.

Com este artigo, você se tornará capaz de se iniciar na arte do Bonsai, ou pelo menos aprender a apreciar a técnica. Se você tiver alguma dúvida, compartilhe conosco nos comentários abaixo.

Tags: ,

Encontrou algum erro de ortografia ou gramática? Selecione-o com o mouse e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar. Obrigado!


6 Comentários para: Guia. Como fazer um Bonsai?

  1. valniramaria disse:

    Perfeito, foi muito Bem explicativo. B-E-L-Í-S-S-I-M-A imagem!

  2. Renato disse:

    Parabéns e obrigado pelo lindo trabalho. Um bom caminho para aprender mais.

  3. Alan disse:

    Muito bom!
    Excelente conteúdo!
    Seguindo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0

Your Cart