Com que frequência deve-se regar um Bonsai

Com que frequência deve-se regar um Bonsai

16/08/2015 • Rega • Acessos: 520

Para que um bonsai seja o mais saudável possível, é necessário que o regue corretamente. Conheça a frequência com que se deve regar um bonsai e saiba que ao fazê-lo de forma regular você estará contribuindo para o aumento da sua vida.

Independentemente do seu bonsai ser interior ou exterior, um bonsai é uma planta que depende da rega regular para a sua sobrevivência e crescimento. Assim, para o ver florescer da forma mais saudável possível, saiba com que frequência deve regar:

A rega do bonsai deve ser feita todos os dias e sempre à mesma hora. Dessa forma a fertilidade da terra de um bonsai é maior e a sua manutenção é mais fácil.

Um bonsai deve ser regado, preferencialmente, na parte da manhã ou no fim do dia, de modo a evitar o aparecimento de pragas. Regar o seu bonsai a meio do dia poderá não ter a mesma eficiência, já que é nesta fase que surge a maior evaporação da água do solo e o bonsai pode não absorver a quantidade de água necessária.

Os meses de verão são, tradicionalmente, os meses de maior calor, onde as altas temperaturas e os ventos secos desgastam e secam os solos. Para que isso não aconteça com a terra do seu bonsai, deve ter muita atenção na sua rega, já que a falta de água pode ser crucial.

Nos meses de verão e face às altas temperaturas, um bonsai deve ser regado duas vezes por dia: da parte da manhã e no final da tarde. A rega do final da tarde deve ser muito reduzida, porque o solo corre o risco de ficar muito encharcado durante a noite e essa situação pode provocar o aparecimento de fungos.

No inverno, a queda de precipitação rega o próprio bonsai quando este se encontra no exterior. No entanto, o cuidador deve ter em atenção que o bonsai não deve ser regado em excesso, caso contrário, a planta pode ter dificuldades em respirar e acabar por morrer. No inverno, o bonsai deve ser regado apenas quando for estritamente necessário (não deve ficar mais de três dias sem água).

Independentemente do estilo de bonsai que possua, o bonsaísta deve regar um bonsai sempre com um regador de ralo fino, para que a água saia com maior suavidade.

É aconselhável a utilização da água de poço ou de chuva (desde que se more numa cidade sem poluição como São Paulo), uma vez que estas não têm produtos químicos, como a água que provém da torneira.

Ao regar, o bonsaísta não deve limitar a rega à terra, deve molhar constantemente o bonsai, nomeadamente o seu tronco, ramos e folhas. Assim, a planta fica úmida e isso é fundamental para que ela floresça no seu todo.

Um sistema de irrigação automática pode ser considerado uma boa ideia, pois isso vai fazer com que o bonsai seja regado todos os dias no verão e a cada três dias no inverno. Trata-se de uma enorme vantagem, pois o bonsaísta pode programar a melhor forma de regar as suas plantas.

Caso você tenha alguma dúvida sobre como regar o seu bonsai, escreva nos comentários e nós responderemos.

Tags: , ,

Encontrou algum erro de ortografia ou gramática? Selecione-o com o mouse e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar. Obrigado!


4 Comentários para: Com que frequência deve-se regar um Bonsai

  1. Diego Pedroso disse:

    Olá, eu tenho um bonsai porém não tinha conhecimento dos cuidados para com ele, regava apenas todas as sextas-feira, ele perdeu a cor verde forte que tinha e está ficando com uma cor mais opaca. Ele esta morrendo? tem alguma coisa que possa fazer para ele voltar? Desde ja agradeço a atenção.

    • Olá Diego, como vai? Um Bonsai deve ser regado praticamente todos os dias, às vezes, dependendo do solo e clima da região onde o bonsai é cultivado, deve ser regado até duas vezes num único dia. Uma forma de ver se seu bonsai está precisando ser regado é simplesmente olhando e tocando a superfície do substrato do pote do seu bonsai, se estiver seco, é hora de regar. Como você regava apenas uma única vez por semana, provavelmente seu bonsai tenha morrido. De qualquer forma, coloque-o dentro de uma bacia com água, de forma que o pote fique completamente submerso, após alguns minutos, ou até saírem todas as bolhas de dentro do solo, retire seu bonsai da bacia, e coloque-o na sombra. Evite sol direto no período entre meio dia e 3 da tarde. Para ter certeza de que seu bonsai morreu, passe a unha no tronco ou galho de forma que tire um pouco da casca, se estiver verde, seu bonsai está vivo, caso contrário, é sinal de que morreu. Obrigado por seu comentário e continue interagindo conosco. Forte abraço.

  2. Almiro disse:

    Gostaria de saber se se eu posso ou tem algum problema regar somente a noite? obrigado

    • Olá Almiro, como vai? Os melhores horários para se regar um Bonsai, são horários com menor incidência dos raios solares e com pouco calor, isso para regiões quentes. Mas há de se observar se o Bonsai não está “desidratado”. Neste caso, o ideal é colocá-lo com o vaso imerso numa bacia com água, cobrindo apenas o vaso, por algumas horas.

      Evite regar com sol quente, porque além de evaporar a água muito rapidamente, por se tratar de um vaso pequeno, ainda “cozinhará” a raiz da pequena árvore.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0

Your Cart