Vaso para Bonsai

Escolhendo um vaso de bonsai para se adequar à sua árvore

A importância de selecionar o vaso certo para plantar o seu Bonsai é muitas vezes subestimada. O vaso (bem como as adições, como gramíneas, musgos, pedras, estatuetas e uma mesa de bonsai) são elementos importantes da composição, e devem ser escolhidos cuidadosamente para exibir a árvore.

Vasos para Bonsai; Orientações gerais

Os Bonsai são plantados em vasos pequenos, muitas vezes importados do Japão ou da China. A cerâmica japonesa é conhecida por sua alta qualidade e é frequentemente bastante cara, elegante, natural e não vitrificada, enquanto a cerâmica chinesa é geralmente mais barata (embora a qualidade esteja melhorando aos poucos) e muitas vezes vitrificada, com brilho intenso. Uma exceção, porém, são os vasos chineses antigos, que são de valor inestimável e muito raros.

Tamanho dos vasos de Bonsai

As árvores que ainda estão sendo treinadas devem ser colocadas em recipientes bem grandes (como bacias por exemplo), proporcionando às raízes espaço suficiente para que se desenvolvam e ajudando a árvore a lidar com as técnicas de treinamento intensas aplicadas, como a poda de estilização. As árvores mais velhas têm um sistema radicular mais compacto e podem ser plantadas em vasos de Bonsai menores, as considerações estéticas são mais importantes neste caso.

Vasos para Bonsai. Estética

A escolha de um vaso que realmente seja adequado à árvore é difícil, uma vez que diferentes variáveis (como a forma, a escolha entre vitrificado/não vitrificado e cor) precisam ser levadas em conta. Algumas orientações básicas podem ser usadas para selecionar o vaso correto (estas não devem ser tomadas como regras rígidas; considerações estéticas tendem a ser altamente pessoais!):

  • Use vasos não vitrificados para coníferas e pinheiros.
  • Para as árvores de folhas caducas você pode usar tanto vasos de Bonsai vitrificados como não vitrificados; não use um esmalte brilhante, a menos que a árvore tenha flores ou frutos.
  • Use um vaso com uma largura de aproximadamente 2/3 da altura da árvore.
  • A profundidade do vaso deve ser igual a 1-2 vezes a espessura do tronco na sua base.
  • Para árvores ‘masculinas’ use vasos angulares, enquanto que para árvores ‘femininas’, com formas mais suaves, use vasos arredondados.

Finalmente, é mais importante a escolha de um recipiente que seja grande o suficiente para a árvore sustentar sua saúde, e usar um vaso que seja, em termos de design, subordinado à árvore (simplicidade muitas vezes é essencial).

Encontrou algum erro de ortografia ou gramática? Selecione-o com o mouse e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar. Obrigado!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0

Your Cart