Técnicas e Cuidados

Técnicas e cuidados com Bonsai. Fazer do bonsai uma árvore linda e saudável, exige uma dedicação a longo prazo, cuidados básicos e algumas técnicas fundamentais relacionadas com a rega e a luz, a forma de podar, a fertilização e o envasamento – no fundo, pequenas dicas para que o seu bonsai possa viver muitos anos.

técnicas e cuidados com bonsai

Localização do Bonsai

Decidir sobre qual é o melhor local para colocar seus bonsai pode ser difícil, por vários fatores (clima local, época do ano, espécies de árvores, etc.) devem ser levados em consideração. O melhor é saber que espécies de bonsai você tem e procurar informações específicas sobre elas.

O local onde vai colocar o bonsai deve obedecer a três fatores importantes:

  • De fácil acesso e com espaço para poder administrar os cuidados diários;
  • Conter as condições climatéricas ideais – estar diretamente ao sol, ter níveis de temperatura e humidade adequadas, e permitir a circulação de ar fresco.
  • Deve permitir um ponto de vista favorável do bonsai;

Dica: Se verificar ramos descaídos, mais frágeis ou a descoloração da árvore, deve mudar o bonsai de lugar.

Como regra de ouro

A maioria das árvores de exterior é melhor posicionada em um ponto iluminado, cerca da metade do dia recebendo luz do sol direta e protegida do vento.

Árvores de interior ficam melhor posicionadas em um local bem iluminado também; algumas espécies preferem muita luz solar, enquanto outras preferem meia sombra. Coloque as árvores de interior em algum lugar com uma temperatura constante.

Poda do Bonsai

A poda é uma das técnicas mais importantes para manter o bonsai saudável. Se a árvore não for podada regularmente, ela crescerá até ao seu tamanho normal e, na arte do bonsai, esse não é o objetivo. Escolhido o “lado melhor” do bonsai você deve:

  • Cortar os ramos partidos ou doentes, assim como aqueles que se cruzam ou que nascem no fundo do tronco, interferindo com a configuração natural do bonsai.
  • Para aperfeiçoar a forma da árvore e potencializar a espessura da sua copa, pode-se aparar os ramos com recurso à tesoura ou à mão. Corte o caule sempre acima das folhas e nunca no meio, porque estas ficarão secas e feias. Corte todos os rebentos que ultrapassam o perfil da árvore, criando assim uma forma mais compacta e atraente.
  • Se desbastar à mão, vai permitir o aparecimento de novas folhas no mesmo caule, mas mais abaixo. Para além de conferir um aspecto mais adulto ao bonsai, vai dar à copa uma boa consistência. Por outro lado, utilize esta técnica apenas nos ramos superiores, para que estes não se tornem muito pesados.
  • Algumas espécies de bonsais permitem a remoção total das suas folhas no período do Verão, o que permite o aparecimento de novas folhas – mais pequenas e brilhantes – no Outono. Estas devem ser cortadas assim que surgirem, para que as novas folhas tenham tempo para enrijecer antes da chegada do Outono.

Dica: A folhagem nova deve ser retirada durante a Primavera e o Verão, mas os ramos e o tronco só devem ser podados no Outono e mantidos assim ao longo de todo o Inverno.

Aramação do Bonsai

Aramação do Bonsai. Quando recorrer à técnica de aramar, não se esqueça que:

  • O arame deve ser vigiado regularmente para evitar o corte do tronco e/ou dos ramos.
  • As árvores coníferas (pinheiros, juníperos, ciprestes…) devem ser aramadas no Inverno, mantendo o arame durante cerca de um ano.
  • As árvores decíduas (macieiras, laranjeiras, limoeiros…) devem ser aramadas no
  • Verão, mantendo o arame cerca de três meses, ou seja, até ao Outono.
  • Uma vez retirado o arame, certifique-se que a árvore não volte à posição inicial. Se assim acontecer, pode voltar a usar a mesma técnica no ano seguinte.

Dica: Se existirem marcas do arame na árvore, pode pintá-las com selantes para cortes.

Insolação

Como qualquer planta, o bonsai precisa de sol e de arejar no exterior, para garantir um crescimento saudável. O tempo de exposição varia conforme a espécie:

  • Os bonsais que requerem muito sol (as espécies tropicais, por exemplo) devem ser mantidos no exterior durante os meses quentes, principalmente se não tiver um local adequado, ou seja, com muita luz, dentro de portas.
  • Por outro lado, existem bonsais que requerem pouca luz. Nestes casos, prefira os locais com sombra.
  • Se não consegue garantir algumas horas de sol direto, assegure que o local onde está o bonsai tenha, pelo menos, alguma iluminação artificial.
  • Os bonsais de interior precisam de cerca de cinco horas de luz indireta todos os dias. Pode e deve levá-lo para o exterior, mas nunca o deixe diretamente ao sol, especialmente nas horas de maior calor.

Dica: No Verão, o ideal é aproveitar o sol da manhã (até às 11h00) e o da tarde (à partir das 16h00). No Inverno, aproveite o sol pleno, quando houver!

Fertilizante e insecticidas para Bonsai

Apesar de não ser essencial, pode-se utilizar um fertilizante para fazer a adubação do bonsai. Opte pelos fertilizantes sólidos (pó, blocos ou granulados) em detrimento dos líquidos, porque permitem controlar os níveis de absorção e quando é necessário voltar a fertilizar.

Como qualquer outra planta, o bonsai está sujeito a pragas e doenças. Para evitá-las, pulverize o bonsai com um insecticida/fungicida adequado, mas apenas quando as folhas estão completamente abertas ou em botão.

Dica: Não coloque fertilizante num bonsai que esteja seco ou doente. Antes de alimentar o bonsai, este tem de estar saudável.

Poda das raízes do Bonsai

A poda das raízes deve ser feito anualmente para permitir a formação de novas raízes, a árvore vai crescer mais e melhor. Limpe as raízes com um gancho apropriado, evitando sempre aquelas que se encontram à superfície. Depois de limpas e “esticadas”, deve encurtar as raízes em cerca de um terço.

Dica: Esta operação deve ser executada na Primavera, mas se tiver plantas mais resistentes, pode aparar as suas raízes entre o meio e o final do Inverno.

Renovar o envasamento do Bonsai

O processo de renovar o envasamento do bonsai deve ser feito de dois em dois anos, para dar mais espaço ao bonsai para crescer. Utilize sempre o mesmo vaso, aproveite para encurtar as raízes e substitua a terra completamente.

Dica: Para dar alguns nutrientes ao bonsai, pode misturar um pouco de fertilizante na terra nova ou colocar musgo húmido sobre a mesma.

Rega do Bonsai

A rega do bonsai é talvez o aspecto mais importante no que toca a manter a árvore saudável. Já os japoneses diziam que um principiante pode aprender, em alguns dias, como podar um bonsai, no entanto, pode demorar uma vida para aperfeiçoar a técnica da rega.

  • A principal causa de morte de um bonsai é a falta de água. Verifique diariamente os seus níveis de humidade, utilizando um palito ou um pequeno pau. Se este não sair molhado, apenas húmido, é preciso regar o bonsai.
  • Na Primavera, Verão e Outono, deve regar o bonsai todos os dias; no Inverno, a rega é reduzida, mas é fundamental manter o bonsai húmido.
  • Mantenha sempre o mesmo horário de rega.
  • A água da chuva é ideal para regar os bonsais (ou outra planta qualquer) mas, na falta desta, pode perfeitamente utilizar água da torneira.
  • Deve regar bem o solo. Assim, ao drenar, a água ajuda a eliminar os depósitos que possam ter acumulado no fundo do vaso.
  • Não se esqueça de regar o resto do bonsai. Deve manter todas as partes da árvore húmidas (tronco, ramos, folhas) para prevenir a acumulação de lixo e pó nos seus poros. No entanto, se o bonsai tiver flores, evite o contacto da água com estas.

Dica: A melhor altura para regar o bonsai é no final da tarde, depois do sol se ter posto, porque assim a terra mantém-se húmida durante a noite inteira. Se regar de manhã ou durante o dia, a terra pode secar rapidamente e as gotas que ficam nas folhas podem queimá-las. Há caso que você pode regar o bonsai durante o dia, caso esteja muito quente, você pode borrifar as folhas afim de “refrescar” sua árvore.

Na seção Técnicas e Cuidados você encontrará os seguintes temas:

Encontrou algum erro de ortografia ou gramática? Selecione-o com o mouse e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar. Obrigado!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0

Your Cart